O Acervo Origens é uma iniciativa do violeiro, pesquisador e produtor musical Cacai Nunes e visa pesquisar, catalogar, divulgar e compartilhar conteúdos musicais na internet e em atividades culturais das mais diversas como shows, saraus, bailes de forró e programas de rádio. Ao identificar, articular e divulgar a música brasileira, sua história e elementos – entendidos como o conjunto entrelaçado de saberes, experiências e expressões de pessoas, grupos e comunidades, sobre os mais diversos temas – o ACERVO ORIGENS visa contribuir para a geração e distribuição de um valioso conhecimento, muitas vezes ignorado e disperso pelo território nacional.

domingo, 18 de novembro de 2007

Uakti - Oficina Instrumental

1984 - Tudo e Todas as Coisas


Formado por Marco Antônio Guimarães, Artur Andrés Ribeiro, Paulo Sérgio Santos e Décio Ramos, o Uakti desenvolve um trabalho exemplar na arte de construção de instrumentos musicais não convencionais a partir de materiais do cotidiano como tubos de PVC, vidros, metais, pedras, borracha, cabaças e até água ( como na faixa de abertura, Água ) os utilizando pra fazer uma música instrumental de rítmica muito complexa e sonoridade única.
O nome UAKTI deriva de uma lenda indígena dos índios Tukano, do Alto Rio Negro. A lenda, referente ao herói Uakti, diz que ele violava e pervertia as mulheres e por isso foi capturado. Era um monstro de formas humanas, horrendo e tendo o corpo aberto em buracos. O vento, ao atravessar-lhe o corpo, produzia sons soturnos e lúgubres. Uakti foi morto e sepultado. No lugar em que o enterraram nasceram três palmeiras altas, que passaram a guardar o grande espírito de Uakti. Desde então, os instrumentos de Uakti são feitos do caule dessa palmeira. O timbre dos instrumentos corresponde aos sons tirados pelo vento ao passar pelo corpo esburacado de Uakti. E em razão dos comportamento de Uakti em vida, as mulheres que ainda vissem ou ouvissem o som do instrumento ficariam imundas. Por isso, se uma coisa dessas acontece, a mulher teria ou terá fatalmente que ser sacrificada.

Deixo para vocês o terceiro disco do grupo, lançado em 1984 - Tudo e Todas as Coisas. Nele, destaco Pêndulo Celeste_Lua Ganimedes, dedicadas ao Cometa Halley e As 7 Tribos.

Mais informações sobre o grupo, acessem www.uakti.com.br



Clique aqui para Download (Download Here)

Nenhum comentário: